Dezembro possui duas campanhas acontecendo ao longo de sua duração. Uma delas é o Dezembro Laranja, mês de conscientização ao câncer de pele. A outra é o Dezembro Vermelho, campanha nacional de prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis.
Dezembro Laranja
A Campanha do Dezembro Laranja é uma iniciativa organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) que busca promover a conscientização a respeito dos riscos do câncer de pele. Assim, seu objetivo é prevenir o câncer de pele ao conscientizar a população da importância de adquirir hábitos adequados de proteção solar e de ir regularmente ao dermatologista.
O câncer de pele é um dos mais comuns no Brasil e representa 33% dos tumores malignos diagnosticados. A cada ano, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra cerca de 185 mil novos casos. Sua principal causa é a exposição elevada aos raios ultravioleta.
Alguns dos fatores de risco são:
- Histórico familiar de câncer de pele;
- Pessoas de pele e olhos claros, com cabelos loiros ou ruivos;
- Pessoas que trabalham expostas ao sol sem proteção adequada;
- Exposição prolongada e repetida ao sol na infância e na adolescência.
Sintomas e Diagnóstico
Alguns dos sintomas de câncer de pele que podem aparecer, podem ser resumidos pelo método ABCDE:
A – ASSIMETRIA: Um lado não é parecido com o outro
B – BORDAS: Bordas irregulares
C – COR: Variedade de cores, geralmente tons de preto e marrom
D – Diâmetro: Tamanhos maiores que 6 mm
E – Evolução: Mudanças em tamanho, forma, cor. Sangramento ou novos sintomas.
É importante sempre estar atento aos sintomas para detectar qualquer irregularidade. É interessante frisar que somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia podem diagnosticar o câncer de pele.
Quanto mais cedo o câncer de pele for diagnosticado, maior é a chance de recuperação. Se não for diagnosticado precocemente, pode avançar para os nódulos linfáticos e outros órgãos do corpo, como fígado e cérebro.
Prevenção
Algumas das atitudes que podem prevenir o câncer de pele são:
- Evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h;
- Sempre usar proteção adequada (bonés, chapéus de abas largas, óculos escuros, filtro solar). O filtro solar, para que funcione, é necessário reaplicá-lo a cada duas horas, durante a exposição solar, mesmo os “à prova d’água”;
- Procurar lugares com sombra;
- Ir ao dermatologista pelo menos uma vez ao ano para fazer um mapeamento corporal generalizado e identificar possíveis riscos.
Não espere até sentir na pele.
Contra o câncer de pele, previna-se!
Dezembro Vermelho
O Dezembro Vermelho marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
O termo Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passou a ser adotado em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.
Principais IST
- Herpes genital;
- Cancro mole (cancroide);
- HPV;
- Doença Inflamatória Pélvica (DIP);
- Donovanose;
- Gonorreia e infecção por Clamídia;
- Linfogranuloma venéreo (LGV);
- Sífilis;
- Infecção pelo HTLV;
- Tricomoníase.
Prevenção
O uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/Aids e das hepatites virais B e C.
A prevenção combinada abrange o uso do preservativo masculino ou feminino, ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das IST, testagem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, profilaxia pós-exposição ao HIV, imunização para HPV e hepatite B, prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B, tratamento antirretroviral para todas as pessoas vivendo com HIV, redução de danos, entre outros.
Lembre-se, o melhor tratamento é a prevenção!
Caso queira saber mais sobre o INEMP e os nossos serviços, se inscreva em nosso informativo ou visite nossas redes sociais.
WhatsApp: (16) 99603 5060
Equipe INEMP