O que é?
O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é uma condição mental crônica caracterizada pela presença de obsessões e compulsões que causam grande sofrimento e interferem significativamente na vida diária do indivíduo.
As causas exatas do TOC ainda não são completamente compreendidas. No entanto, pesquisas sugerem que fatores genéticos, neuroquímicos e ambientais desempenham um papel na sua manifestação. Histórico familiar de TOC aumenta o risco de desenvolver a doença, indicando uma influência genética, como experiências traumáticas ou estressantes na infância.
Algumas pessoas com esse distúrbio sentem que, se não o fizerem, algo terrível acontecerá com elas. Entre tanto, os rituais podem ou não estar logicamente conectados com a obsessão. Quando as compulsões estão logicamente conectadas à obsessão, elas são claramente excessivas.
Sintomas
Os sintomas do TOC podem variar amplamente, mas são geralmente divididos em duas categorias principais: obsessões e compulsões. As obsessões são pensamentos, imagens ou impulsos indesejados e intrusivos que ocorrem repetidamente na mente do indivíduo. Essas obsessões são perturbadoras e causam ansiedade significativa.
As características comuns as obsessões, incluem:
· Preocupação com contaminações, fazendo com que a pessoa evite tocar em alguns objetos para não provocar doenças;
· Dúvidas frequentes e checagem (por exemplo, se a porta foi da frente foi trancada ou se o gás foi desligado);
· Preocupação excessiva com a simetria.
Para aliviar a ansiedade causada pelas obsessões, muitas pessoas com TOC realizam compulsões. As compulsões são comportamentos repetitivos e ritualísticos que a pessoa sente a necessidade de realizar para neutralizar ou reduzir a ansiedade causada pelas obsessões.
As características comuns as compulsões, incluem:
· Lavar ou limpar algo com inúmeras repetições, para evitar contaminação;
· Contar, repetindo uma ação, determinado número de vezes;
· Repetição de palavras e frases;
· Ordenar objetos por um padrão específico;
· Organização extrema e rituais de verificação.
Diagnóstico
O diagnóstico do TOC é baseado na presença de obsessões e compulsões que consomem tempo significativo (mais de uma hora por dia) e causam sofrimento clinicamente significativo. Além disso, esses sintomas devem interferir na capacidade do indivíduo de funcionar normalmente em suas atividades diárias. Um profissional de saúde mental, como um psiquiatra ou psicólogo, pode realizar uma avaliação completa, incluindo entrevistas clínicas e questionários padronizados, para diagnosticar o TOC.
Tratamento
Felizmente, existem opções de tratamento eficazes disponíveis para o TOC. O tratamento geralmente envolve uma abordagem combinada de terapia cognitivo-comportamental (TCC) e medicamentos. Durante a terapia, o indivíduo aprende a enfrentar seus medos e obsessões.
Um dos tratamentos que auxiliam nesse processo é o Eletroconvulsoterapia (ECT), procedimento que consiste na estimulação no cérebro de forma controlada, por meio de corrente elétrica, também indicado para esse tipo de transtorno.
O INEMP dispõe do tratamento de Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC). Caso queira saber mais sobre o INEMP e nossos serviços, entre em contato através de nosso WhatsApp ou visite nosso site e saiba mais.
WhatsApp: (16) 99603 5060
Equipe INEMP