O que é?
Ideação suicida ou pensamento suicida é o ato de pensar ou planejar o suicídio. Esses pensamentos podem variar desde uma consideração passageira até a criação de um plano detalhado, mas não inclui o ato final.
O suicídio pode ser evitado. Se você está pensando em suicídio ou conhece alguém que esteja, conheça os sinais de alerta e como pedir ajuda e tratamento profissional.
Causas e Fatores de Risco
A ideação suicida é considerada um fator de risco do suicídio e deve servir como um sinal de alerta, porém não significa necessariamente que a pessoa irá cometê-lo.
Os pensamentos suicidas podem te muitas causas, mas na maioria das vezes, são resultados do sentimento de não conseguir lidar com alguma situação de vida que parece avassaladora no momento.
Alguns dos fatores de risco de ideação suicida são:
- Já houve tentativa de suicídio;
- Ter vivido ou estar vivendo um evento estressante, como perda de um ente querido, separação ou problemas financeiros ou jurídicos;
- Abuso de substâncias, como álcool e drogas que podem piorar a situação;
- Ter algum transtorno psiquiátrico, como depressão grave, transtorno de estresse pós-traumático ou transtorno bipolar;
- Ter histórico familiar de transtornos mentais, abuso de substâncias, suicídio ou violência;
- Ter uma condição médica como doença crônica, dor crônica ou doença terminal;
- Ser LGBT+ com uma família que não apoia ou em um ambiente hostil.
Sintomas
Alguns sinais de alerta são:
- Alterações de humor;
- Sentir-se preso ou sem esperança relacionado a uma situação;
- Isolar-se de outras pessoas e do convívio social;
- Fazer coisas arriscadas ou autodestrutivas;
- Aumento do uso de substâncias;
- Preocupação excessiva com a morte ou sua própria morte, com frases como “eu vou me matar” ou “eu gostaria de estar morto”;
- Distribuir pertences ou colocar negócios em ordem sem explicação para isso;
- Dizer adeus às pessoas como se não fossem mais se ver.
Esses sinais nem sempre são óbvios e dependem de cada pessoa. Algumas deixam suas intenções clara, mas outras mantêm esses pensamentos somente para si.
Diagnóstico
O diagnóstico da ideação suicida deve ser feito por um médico psiquiatra. Ele pode fazer exame físico, teste e questionamentos sobre a saúde mental e física do paciente.
O médico vai tentar determinar o que pode estar causando os pensamentos suicidas e determinar o melhor tratamento.
Tratamento
Para o tratamento, ele dependerá de fatores como o nível de risco de suicídio e quais problemas subjacentes podem estar causando os pensamentos suicidas.
Algumas opções de tratamento podem ser grupos de apoio, terapia cognitiva comportamental, psicoterapia, terapia familiar, assim como medicamentos.
A Cetamina é uma opção de tratamento que tem demonstrado efeito antissuicidalidade, apresentando eficácia maior e resposta mais rápida em relação aos antidepressivos convencionais.
O INEMP dispõe do tratamento de Cetamina. Caso queira saber mais sobre o INEMP e nossos serviços, entre em contato através de nosso WhatsApp, se inscreva em nosso informativo e nos siga nas redes sociais.
WhatsApp: (16) 99603 5060
Equipe INEMP