A Campanha do Setembro Amarelo busca conscientizar as pessoas sobre a realidade do suicídio, no Brasil e no mundo, e o que fazer para evitá-lo. Em 2022, o lema da campanha é “A vida é a melhor escolha”.

O assunto geralmente é considerado tabu e, por isso, muitas vezes as pessoas evitam falar sobre ele. Porém, a organização da campanha acredita que a melhor forma de evitar o suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema. Falar sobre o suicídio é uma forma de fazer a população entender as pessoas que passam por isso e aumentar a possibilidade de identificar quem está passando, buscando ajudá-los da melhor maneira.
O suicídio é, na verdade, um problema de saúde pública que atinge o mundo todo, gerando diversos prejuízos à sociedade. Na última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios no mundo todo, sem contar os episódios subnotificados (estima-se que o número seria de mais de 1 milhão de casos). Só no Brasil, os números chegam a aproximadamente 14 mil casos por ano, o que seria, em média, 38 suicídios por dia.
Ainda de acordo com a OMS, mais pessoas morrem como resultado do suicídio do que de HIV, malária, câncer de mama, ou de guerras e homicídios. O suicídio é a quarta causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos, depois somente de acidentes de trânsito, tuberculose e violência interpessoal.


Sabe-se que praticamente todos os casos de suicídio estão relacionados a doenças mentais, principalmente, tratadas incorretamente ou não diagnosticadas. Se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações corretas, grande maioria dos casos poderia ter sido evitada.
É por isso que o Setembro Amarelo é de extrema importância. Essa campanha traz para discussão o suicídio e tudo o que cada um pode fazer para ajudar as pessoas que estão passando por isso.
O INEMP possui psiquiatras e anestesistas especialistas com tratamentos seguros e eficazes para transtornos psiquiátricos (depressão, ideação suicida, transtorno bipolar, esquizofrenia, transtornos de ansiedade, dentre outros). Somos motivados a trazer inovações com eficácia comprovada para nossos pacientes, visando atender a parcela da população que não se adapta ou não tolera os tratamentos farmacológicos padrões, promovendo a melhora na qualidade de vida destes pacientes e familiares.

Caso queira saber mais sobre o INEMP e nossos serviços, se inscreva em nosso informativo ou visite nossas redes sociais.
WhatsApp: (16) 99603 5060
Equipe INEMP